terça-feira, 22 de março de 2016

CAPÍTULO 1: AMOR [CONSIDERAÇÕES SOBRE O FRUTO DO ESPÍRITO]

CAPÍTULO 1: AMOR

[CONSIDERAÇÕES SOBRE O FRUTO DO ESPÍRITO]

Copyright Wany Lopes, 2016

 
                                              Imagem: The Israel Project, 2016.
 
Em 1 João 4: 7-21 diz: " Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus É Amor. Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado O Seu Filho Unigênito ao mundo para vivermos por meio dEle. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos enviou O Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amarmos uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o Seu amor é, em nós, aperfeiçoado. Nisto conhecemos que permanecemos nEle, e Ele em nós; em que nos deu do Seu Espírito. E nós temos visto e testemunhamos que O Pai enviou O Seu Filho como salvador do mundo. Aquele que confessar que Jesus É O Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus É Amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus e Deus nele. Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que no dia do juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também somos neste mundo. No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém disser: amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos da parte dEle, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão".
 
"O amor é paciente, benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a Verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba, mas havendo profecias, desaparecerão; havendo linguas, cessarão; havendo ciência, passará". (1 Coríntios 13
 
O maior exemplo dessa parte do fruto do Espírito, que é também chamado de virtude, temos na Pessoa de Jesus Cristo, que Se entregou para nos salvar, sofrendo a ignomínia da cruz.
 
O amor é uma virtude que deve ser exercitada para com todos, pois O Senhor nos diz que devemos amar até os nossos inimigos, e orarmos por eles. Isso não é nada fácil, pois aqueles que nos desejam o mal, como poderemos amá-los? porém é o que nos diz as Escrituras: "amai os vossos inimigos e orai por eles".
 
Ao praticarmos o amor, estamos imitando a Deus, como diz em Efésios 5: "sede pois imitadores de Deus como filhos amados e andai em amor, como também Cristo nos amou e Se entregou a Si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus em aroma suave."
 
No livro de Gálatas diz que toda a Lei se cumpre em um só preceito, a saber: amar a Deus de todo o nosso coração e ao próximo como a si mesmo.
 
Em 2 João diz que devemos amar uns aos outros, e que este mandamento é muito importante. O apóstolo João era chamado o apóstolo do amor. Ele diz que devemos amar uns aos outros e quem não ama a seu irmão permanece na morte. Ele diz ainda que todo aquele que odeia seu irmão é assassino.
 
Amor é afeto, afeição...[nota do revisor: amar é uma DECISÃO quando é difícil fazê-lo]. O amor de Deus é para com todos nós; é imensurável. O amor dos homens é muito falho. Por qualquer coisa deixa de amar, muitas vezes por quem merece só amor e compreensão.
 
Assim, como Cristo deu a sua vida por nós, devemos dar a nossa vida pelos irmãos. Ele diz que devemos amar de fato e de verdade, não apenas de palavras. É um mandamento enviado de Deus: " Amai ao próximo como a vós mesmos". "E o amor é este: que andemos segundo os Seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor" (2 João 5,6). "Aquele que guarda esse mandamento permanece em Deus e Deus nele".
 
 


segunda-feira, 21 de março de 2016

CONSIDERAÇÕES SOBRE O FRUTO DO ESPÍRITO. INTRODUÇÃO.

Série: CONSIDERAÇÕES SOBRE O FRUTO DO ESPÍRITO
Por: Wany Lopes
 INTRODUÇÃO
                                                                                
 
Dama-da-Noite. Fonte: internet.
 
 Apesar de tantas coisas tristes acontecerem ao nosso redor, como doenças incuráveis, morte de pessoas que nós amamos, desentendimentos decasais, os quais nunca pensamos que poderia acontecer, Deus é um Pai que nunca nos deixa desamparados. Ele sempre cuida de nós com amor.

Sei que tem muita gente orando por esses problemas, e eu sou uma delas. Temos que orar sem cessar, para que O Espírito Santo nos ajude a superar tanto sofrimento. Desejo de todo o coração que todos quantos lerem esta série sobre os frutos do Espírito neste blog, tenham como eu a santa paz do Senhor.

Deus É Nosso Refúgio e Fortaleza, socorro bem presente em toda e qualquer tribulação. Entregue ao Senhor todos os seus temores, todas as suas angústias e verás algo novo acontecer em sua vida.

Escrevi certa vez, algo sobre fé inabalável, onde eu dizia que temos que exercitar a nossa fé no Senhor Jesus. Crer que Ele É Fiel e nunca nos decepciona. Que nada deve perturbar a nossa fé em Jesus. Ela deve ser inabalável, sem mudanças. A fé em Jesus nos fortalece e nos torna mais esperançosos.

Que o querido leitor(a), tenha fé em Deus em toda e qualquer circustância da vida. Que Deus o(a) abençoe!
Wany Lopes