quinta-feira, 7 de abril de 2022

(8) MULHERES DA BÍBLIA: REBECA

#MULHERES DA #BÍBLIA: #

        Por: Wany Lopes de Oliveira


Imagem: internet.

Rebeca era nora de Sara e de Abraão.

Abraão mandou seu servo até onde morava Rebeca [para buscar uma esposa para seu filho Isaque].

Partiu então o servo, mas antes falou-lhe Abraão: " não tomarás esposa para meu filho das filhas dos cananeus, mas das filhas dos meus parentes".  

Quando o servo de Abraão chegou lá, viu uma jovem muito bela. Tinha boa aparência. O servo pede água. Ela prontamente lhe  dá de beber, e diz que daria também água do poço aos seus camelos.

Acabando de dar água aos camelos, o servo ficou a pensar se aquela era a que Deus havia preparado para Isaque. Ele entrega a Rebeca um pendente de ouro e pulseiras. Então perguntou-lhe: "de quem és filha? haverá lugar em tua casa para mim e para meus camelos?"

Ela respondeu: "sou filha de Betuel, filho de Milca. Sim, tem lugar para ti e os teus camelos". Então o servo se inclinou e adorou ao Senhor. Depois disse: "Bendito seja O Deus do meu senhor Abraão. Deus enviou-me à casa dos seus parentes".

Rebeca correu para sua casa, para contar aos seus o que estava acontecendo. Ela tinha um irmão chamado Labão, o qual correu para perto do servo de Abraão, e disse ao servo: " entra, bendito do Senhor. Tudo está preparado. Deu-lhe água para lavar os pés e também aos homens que estavam com ele. Deu também comida para eles.

O servo disse: " só comerei após dizer-lhe o que vim fazer aqui. Labão respondeu-lhe: "pode dizer". O servo diz que servia a Abraão, o qual é muito abençoado por Deus. Ele tem um filho chamado Isaque, então mandou-me aqui para tomar uma jovem da sua parentela, e não dos cananeus. Eu jurei que faria a sua vontade. Eu, o servo, prostrei-me e adorei ao Senhor por ter me guiado na minha jornada".

Então Labão e Betuel aceitaram a proposta do servo de Abraão, pois entenderam que era vontade de Deus. Disseram então: "seja ela a mulher do filho do teu senhor, segundo a Palavra de Deus".

O servo de Abraão prostrou-se em terra diante do Senhor. Depois deu presentes a toda a família.

O servo e os homens que estavam com ele, comeram, beberam e passaram a noite ali.

Labão pede ao servo que permaneça uns dez dias lá. Mas o servo diz que teria que ir, pois levara a bom termo na jornada, ajudado pelo Senhor.

Labão e Betuel chamam então Rebeca e lhe perguntam: "queres ir com este homem?" ela responde: "irei".

Então Labão e Betuel despediram a Rebeca e sua ama e ao servo de Abraão e seus homens.

Abençoaram a Rebeca e lhe disseram: " sê tu mãe de milhares de milhares".

Então se levantou Rebeca com suas moças e, montando os camelos, seguiram o homem. O servo tomou Rebeca e partiu.

Isaque vinha ao encontro da sua futura esposa. Logo que viu os camelos se alegrou. Rebeca também percebeu que seu noivo já estava perto. Vendo Isaque, apeou do camelo. Ela pergunta ao servo: quem é o homem que vem ao nosso encontro?" " É o meu senhor", respondeu o servo. Então tomou ela o véu e se cobriu.

O servo contou a Isaque tudo o que ocorrera. Então Isaque tomou a Rebeca, levou-a à tenda da sua mãe, que já havia morrido, e faz de Rebeca, sua esposa. Eles se amaram. Assim foi Isaque consolado depois da morte da sua mãe. Rebeca teve os filhos Jacó e Esaú. Este último era o mais velho.