sexta-feira, 21 de abril de 2017

CONSIDERAÇÕES SOBRE O SALMO 121

Considerações sobre o Salmo 121

Copyright Wany Lopes de Oliveira, 2017.
 
Gravura: Copyright Hans Gude, 1825-1903.
 
 
Título na Bíblia versão Almeida Revista e Atualizada: " Deus, o fiel guarda dos homens".
 
"Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?  O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.  O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.  O sol não te molestará de dia, nem a lua, de noite.  O Senhor te guardará de todo mal; ele guardará a tua alma.  O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre."
 
No primeiro e segundo versículos, o salmista fala que olhando para o alto, ele alcançaria a misericórdia do Senhor. Na verdade, só O Senhor pode nos socorrer e nos guardar de todo mal. Ele É O Todo-Poderoso, pois criou os Céus e a Terra.
 
Nos versículos 3 e 4 o salmista afirma que Deus não permitirá que nossos pés vacilem, pois Ele cuidará de nós o tempo todo. O Senhor está sempre acordado para cuidar de nós.
 
Nos versículos 5, 6 e 7, o salmista fala ainda sobre o cuidado que Deus tem de nós. Ele É a nossa sombra à nossa direita. De dia o sol não nos molestará, nem de noite a lua. Ele guardará a nossa alma; nos guardará de todo mal.
 
No versículo 8 ele diz que O Senhor nos guardará a nossa saída e a nossa entrada, agora e para sempre.
 
Gosto muito de ler esse Salmo quando vou viajar. Sinto-me mais encorajada e feliz. Sei que Deus tem tido cuidado de mim, e de tantos quantos têm buscado esse Deus Maravilhoso. Experimente e verás que é verdade.
 
 




CONSIDERAÇÕES SOBRE O SALMO 1

Considerações sobre o Salmo 1

Copyright Wany Lopes de Oliveira, 2017.
 
Imagem: internet
 
"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.  Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.   Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a palha que o vento dispersa.  Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.  Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá."
 
Feliz o homem e também a mulher que não faz nada dessas coisas comprometedoras, mas lembram de meditar na lei de Deus. Que nós sejamos como os justos, não como os ímpios, pois esses perecerão, isto é morrerão para sempre. Os justos irão para os Céus gozar da presença do Nosso Deus. Aleluia! Amém! E os injustos irão para o inferno, ficarem eternamente com satanás e seus anjos maus. Que Deus nos livre disso. Amém.





quinta-feira, 20 de abril de 2017

CONSIDERAÇÕES SOBRE O SALMO 24

Considerações sobre o Salmo 24

 
Terra!
 
 
Versículos 1 e 2:
"Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.  Porque Ele a fundou sobre os mares e a firmou sobre os rios."
 
O salmista Davi fala que tudo o que Deus criou a Ele pertence, muito mais o homem, de quem Ele cuida com muito amor. Que nós entendamos isso e glorifiquemos a esse Deus Maravilhoso.
 
No segundo versículo, Davi fala que o mundo foi criado sobre os mares e sobre as correntes de águas, que deve ser os rios.
 
Versículos 3 e 4:
"Quem subirá ao monte do Senhor ou quem estará no seu lugar santo?
Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente."

Davi faz duas perguntas (leia os versículos), ele mesmo responde: "o que é limpo de mãos e puro de coração; que não é falso nem vive jurando. Na verdade, para entrarmos na santa casa de Deus, temos primeiro de sermos purificados, porque Deus é puro, sempre foi.

Versículos 5 e 6:

"Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação.  Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a Tua face, ó Deus de Jacó. (Selá)"

Este é o resultado daqueles que são fiéis a Deus. Será muito abençoado. Temos que buscar o Senhor de todo nosso coração. Obedecê-lO sempre.

Versículos 7 ao 10:

"Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.  Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra.  Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.  Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos; ele é o Rei da Glória. (Selá)"

Que maravilha! Só O Senhor faz isso! Mas, é necessário que nós nos prostremos diante dEle, glorificando e bendizendo o Seu Nome. Sentiremos como Ele É forte, como Ele É bondoso, como Ele É majestoso. Levantemos nossas cabeças e O adoremos.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O SALMO 42

Considerações Sobre o Salmo 42 

Copyright Wany Lopes de Oliveira, 2017
.
Image: The Millin Babcock State Parkin West Virginia - by Abraham Hunter Art 
 
 
Salmo dos filhos de Coré.
 
" Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim por ti, ó Deus, suspira a minha alma.
 
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? 
 
As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, porquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?
 
Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão; fui com eles à Casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava. 
 
Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença.
 
Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; portanto, lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, e desde o pequeno monte. 

Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim.  

Contudo, o Senhor mandará de dia a sua misericórdia, e de noite a sua canção estará comigo: a oração ao Deus da minha vida.  

Direi a Deus, a minha Rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando angustiado por causa da opressão do inimigo?   

Como com ferida mortal em meus ossos, me afrontam os meus adversários, quando todo o dia me dizem: Onde está o teu Deus?   

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face e o meu Deus."

Na tradução bíblica Almeida e Atualizada, o título para esse Salmo é " A Alma Anela por Deus".

Caro(a) leitor(a), os filhos de Coré descrevem aqui o quanto necessitamos de Deus. Precisamos buscar diariamente o maravilhoso e bondoso Deus, que É o Único que nos ajuda a sair da tristeza, e regozijarmos de alegria. Saímos do marasmo, sentimos bem e transmitimos a nossa alegria às outras pessoas.

No primeiro versículo eles dizem que assim como suspira a corça pelas correntes das águas, assim suspira a alma deles.

No segundo versículo eles dizem que a alma deles têm sede do Deus vivo. Toda alma tem sede de Deus, só que nem todas buscam essa Única Fonte. Muitas almas procuram dessedentarem-se em outras fontes, mas não conseguem, porque não é a verdadeira Fonte.

No terceiro versículo eles dizem que as suas lágrimas têm sido o seu alimento dia a dia. É certo que aqui tem a mão de Deus. Nenhuma lágrima nos alimenta se não estivermos firmes com Ele.

No quarto versículo eles dizem que se lembram destas coisas e que guiavam o povo em procissão com gritos de alegria e de louvor, multidão em festa. Eles louvavam o Único Deus. O Deus forte e poderoso. É somente a Ele que devemos adorar.

No quinto versículo eles tornam a dizer que alma deles estava abatida e perturbada, mas eles buscam imediatamente a presença de Deus. É exatamente isso que devemos fazer quando estamos amargurados.

No sexto versículo eles repetem mais vez que a alma deles estava abatida e mais outra vez eles citam Deus como a resolução do problema. É isso mesmo. Deus É Quem devolve a nossa alegria e o nosso vigor.

No versículo sétimo, eles dizem que um abismo chama outro abismo. Ao ler isso lembrei-me dos bandidos que matam, torturam, roubam, mas eles fazem isso para os seus próprios males. Muitos têm morrido, outros têm sido presos. Que alegria terá tais pessoas?

No versículo oitavo ees dizem que durante o dia O Senhor concede a Sua misericórdia; durante a noite o cântico do Senhor está com eles. Então eles fazem uma oração.

No versículo nono clamam a Deus para que não se esquecesse deles; dizem ainda que estavam sofrendo a opressão dos seus adversários.

Quando precisarmos de alguma coisa, vamos fazer como os filhos de Coré: buscarmos e louvarmos ao Senhor. É a única solução!

No versículo décimo eles ainda falam sobre os inimigos, que desdenham dos servos de Deus, dizendo: "o teu Deus, onde está?" No versículo undécimo eles dizem novamente: " Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim?" O inimigo perturba a todo instante. Oramos para que Deus nos livre. Ele livra, mas o inimigo continua com a sua fúria a nos perturbar. Temos que ter cuidado para não sermos culpados nas brigas que acontecem em nosso lar. Que nós tenhamos paciência quando alguém nos incitar à ira. Que nós esperemos em Deus e O louvemos pelo Seu auxílio. Que Deus nos abençoe!