quinta-feira, 6 de abril de 2017

CONSIDERAÇÕES SOBRE O SALMO 91

CONSIDERAÇÕES SOBRE O SALMO 91

Sob a Sombra do Altíssimo

Copyright Wany Lopes de Oliveira, 2017.
 
Imagem: internet.
 
Os versículos 1 e 2 dizem assim: " O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e Meu baluarte, Deus Meu em Quem confio."
 
O Salmista diz que o que se achega a Deus recebe dEle o descanso necessário, mas para isso, é preciso confiar no Senhor.
 
O versículo 3 diz: "Pois te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa." Quer dizer que seremos livrados das ciladas do inimigo, de todas as suas maldades.
 
O versículo 4 diz: "Cobrir-te-á com as Suas penas, e sob Suas asas estarás seguro; a Sua verdade é pavês e escudo." O salmista compara o Senhor cuidando de nós, a uma galinha que acolhe os seus filhotes, não deixando se machucarem. O Senhor cuida bem de nós. Confiemos nEle e seremos também bem cuidados, pois a Sua verdade é pavês e escudo.
 
Os versículos 5 e 6 dizem: " Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia." Aqui o salmista repete o cuidado que Deus tem de nós. Não devemos temer nada, mas confiar plenamente no Senhor. Ele cuida até dos que não têm fé, porque Ele se compadece dos mesmos. Deus É Bom; Deus É muito bom; Deus É Bom demais.
 
Os versículos 7 e 8 dizem: "Caiam mil ao teu lado, e dez mil à tua direita, tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios." O salmista quer dizer que nenhum inimigo nos vencerá. O Senhor cuidará de nós sempre. Permitirá que vejamos os mesmos serem castigados.
 
O versículo 9 diz: "Pois disseste: O Senhor É o Meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada." É o mesmo dos versículos anteriores.
 
O versículo 10 diz: "Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda." Estaremos guardados pelo Senhor o tempo todo. Portanto, confiemos nEle sempre.
 
O versículo 11 diz: "Porque aos Seus anjos dará ordens a teu respeito, para te guardarem em todos os seus caminhos." É o mesmo do versículo anterior.
 
O versículo 12 diz: "Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra." Novamente o cuidado dos anjos mandados por Deus.
 
O versículo 13 diz: "Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente." O Senhor nos dá o poder e a força para enfrentarmos as dificuldades que se deparam diante de nós. Creiamos nesse Deus Maravilhoso.
 
O versículo 14 diz: " Porque a Mim se apegou com amor, Eu o livrarei. Po-lo-ei a salvo porque conhece o Meu Nome." Que  se apega ao Senhor com amor, Ele o livrará de todo mal. Se conhecermos O Nome do Senhor, Ele nos salvará.
 
O versículo 15 diz: " Ele Me invocará, e Eu lhe responderei. na sua angústia Eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei." Que nós invoquemos o Senhor todos os dias. Se não estivermos em pecado, Ele nos responderá. Na nossa angústia Ele nos livrará e nos glorificará. Tão bondoso É o nosso Deus!!! Mas é necessário, antes de invocá-lo, pedirmos perdão dos nossos pecados, e que Ele nos purifique com o precioso sangue de Jesus!
 
O versículo 16 diz: "Sacia-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação." Ele nos dará longa vida e a certeza da nossa salvação em Cristo Jesus.
 
Que o(a) leitor(a) analise bem todas essas palavras e se entregue totalmente ao Senhor Jesus, sem nenhuma reserva, para que o inimigo não ache nenhuma brecha, fazendo-te pecar. Seja firme e serás feliz.



domingo, 2 de abril de 2017

Considerações Sobre o Salmo 90

Considerações Sobre o Salmo 90

Copyright Wany Lopes de Oliveira, 2017.
 
Frank Wilson: Maple Forest. Fonte: internet
 
Único Salmo de Moisés.
 
Este Salmo fala sobre a eternidade de Deus e a transitoriedade do homem.
 
O primeiro versículo diz: " Senhor, Tu tens sido o nosso refúgio de geração em geração." Na verdade O Senhor É O noss refúgio sempre, mas temos que buscá-lO, crermos nEle, adorarmos e glorificá-lO de todo o nosso coração.
 
O segundo versículo diz: " antes que os montes nascessem e se formassem a Terra e o mundo, de eternidade a eternidade Tu És Deus." Isso quer dizer que Deus sempre existiu; que Ele É Eterno. Ele não teve princípio nem terá fim. Com relação a nós é diferente, tivemos princípio desde que fomos concebidos. Se morrermos com Jesus no coração teremos a eternidade com a Maravilhosa Trindade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
 
O terceiro versículo diz: " Tu reduzes o homem ao pó e dizes: tornai, filhos dos homens." É o que eu coloquei no versículo anterior.
 
O quarto versículo diz: "Pois mil anos, aos Teus olhos são como o dia de ontem que se foi e como a vigília da noite." Aqui vemos o quanto Deus É Poderoso. Com Ele, o nosso poder é limitado, mas o poder dEle É infinito.
 
O quinto e o sexto versículos diz: " Tu os arrastas na torrente; são como um sono, como a relva que floresce de madrugada; de madrugada, viceja e floresce; à tarde, murcha e seca." Que maravilha! Só não reconhece esse poder de Deus quem está longe dEle. Que o (a) leitor (a) possa reconhecer e exaltar Esse Deus Maravilhoso.
 
O sétimo versículo diz: " Pois somos consumidos pela Tua ira e pelo Teu furor, conturbados." O (a) leitor (a) pode questionar: mas Deus, que É Amor, pode ter ira e furor? É claro que sim, mas é uma ira e um furor santos.
 
O oitavo versículo diz: "Diante de Ti puseste as nossas iniquidades e, sob a luz do Teu rosto, os nossos pecados ocultos." O salmista quis dizer que Deus analisa as nossas iniquidades e os nossos pecados, e não há nada que escape do Seu conhecimento e do Seu saber, mesmo aquilo que fazemos errado pensando que ninguém viu. Deus vê todas as coisas. Ele É: Onipotente, Onipresente e Onisciente.
 
O nono versículo diz: "Pois todos os nossos dias se passam na Tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento." Infelizmente nós cometemos pecados todos os dias, o que deixa o Nosso Deus irado. Temos que pedir perdão a Ele quase todos os instantes da nossa vida.
 
O Salmista fala que a nossa vida é curta; passa e nós nem percebemos, é realmente como um breve pensamento.
 
O décimo versículo diz: "Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos." É o mesmo que eu disse no parágrafo anterior. E mais, que nossa velhice seja tranquila; que nós estejamos sempre ligados a Deus, pois Ele nos ajudará em tudo. Que tenhamos os nossos últimos anos ligados ao Papai dos céus. A todos de qualquer idade digo que procurem entender qual é a vontade de Deus para sua vida. Ele orientando-o, você só terá vitórias! Terá uma velhice abençoada!
 
O versículo 11 diz: " Quem conhece o poder da Tua ira? E a Tua cólera, segundo o temor que te é devido?" Que nós possamos conhecer o poder da ira e da glória de Deus, se Ele assim o permitir.
 
O versículo 12 diz: " Ensinana-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio." Que nós vivamos cada dia da nossa vida, servindo ao Senhor, fazendo a Sua vontade. Assim, estaremos realmente tendo um coração sábio. Que tratemos bem aos nossos semelhantes.
 
O versículo 13 diz: "Volta-Te, Senhor! Até quando? Tem compaixão dos Teus servos." O Salmista invoca O Nome do Senhor e diz para que Ele compadeça dos seus servos.
 
O versículo 14 diz: " Sacia-nos de manhã com a Tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias." O versículo 15 diz: "Alegra-nos por tantos dias quantos nos tens afligido, por tantos anos quantos suportamos a adversidade." Que coisa maravilhosa é sermos saciados pela benignidade de Deus. Isso é motivo de alegria, de júbilo. O Salmista diz ainda para O Senhor consolá-los na adversidade (ele e o povo).
 
O versículo 16 diz: "Aos Teus servos apareçam as Tuas obras, e a seus filhos, a Tua glória." Realmente é isso que acontece, quando servimos ao Senhor com firmeza, com amor, com fé.
 
O versículo 17 diz: "Seja sobre nós a graça do Senhor, Nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos." Que seja assim com cada um de nós em todo o mundo. Que a graça de Deus Se manifeste e Ele confirme tudo o que fazemos.